segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Alienados em Massa: religião, terrorismo e dinheiro.

Uma pergunta perturba, desde sempre, minhas reflexões: por que estamos aqui? A verdade provavelmente foge da minha capacidade intelectual de compreensão. Não que seja impossível pensar sobre o assunto, muito pelo contrário, tal questão foi e é filosoficamente fundamental para as decisões que tomei e tomo em minha vida.

Escolher um caminho é reflexo direto da realidade em que se está inserido. Viver consiste em encontrar uma justificativa convincente, para que nossa existência seja plausível para nós mesmo e para o mundo. Seria uma espécie de sentimento de pertencimento.

Dentro desse complexo paradigma existencial temos inúmeros filósofos, religiosos, cientistas, artistas etc que dedicaram e dedicam suas vidas na busca por um fragmento da verdade, que se esconde por trás de tal pergunta tão intrigante. Acredito que Peter Joseph seja um desses indivíduos.

Joseph traduz essa busca existêncial no documentário “Zeitgeist”. Através do levantamento de uma complexa teia de informação ele propõe o questionamento dos fundamentos religiosos, políticos e econômicos que estão por traz da construção da civilização humana. Nossa história é analisada sob uma perspectiva maquiavélica, em que valores e costumes aparentemente inofensivos assumem o papel de instrumentos de poder. Mais chocante, tais instrumentos são usufruídos exclusivamente por uma elite manipuladora e totalitária.

Sem mais delongas, confira esse brilhante e imperdível trabalho e tire suas próprias conclusões...





----------------------------------------------
Vale a pena conferir...

Site Oficial:
Zeitgeist (Peter Joseph)

Filmes:
Teoria da Conspiração (1997)
Muito Além do Cidadão Kane (1993)
Monty Pyton: O Sentido da Vida (1983)
Rede de Intrigas (1976)

Livros:
O Mundo Assombrado pelos Demônios (Carl Sagan)
Invenção das Tradições
(Eric J. Hobsbawm)

Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo (Max Weber)

CDs:
The Process of Belief (Bad Religion)
Tropicália ou Panis et Circenses (Caetano Veloso, Gilberto Gil, Mutantes etc)

----------------------------------------------

Nenhum comentário: