sexta-feira, 8 de agosto de 2008

RSS: Otimização do Tempo!

Há pouco tempo li uma postagem interessante no blog INTERney. Ela consistia em quinze dicas para começar um blog do zero. Dentre todas, uma chamou bastante minha atenção: Feed RSS.

Sou um freqüentador assíduo de blogs e várias vezes me deparei com as propostas de inscrição em RSS ou Feed. A pergunta que me veio à cabeça foi: afinal pra que serve isso? Não perdi tempo e fui me informar sobre esses recursos.

Pelo que entendi, RSS consiste em uma inovadora tecnologia que “junta” em um só local as informações fornecidas, principalmente, por sites de notícias e blogs. Outra forma de definir seria: RSS é a tecnologia que agrega e Feed são as fontes disponibilizadas.

Famoso logotipo do RSS

Para as informações serem agregadas e acessadas deve-se fazer uso de um programa leitor de feeds: os “feed reader” ou agregador. Aparentemente, os mais conhecidos são: FeedReader, Google Reader e o Bloglines.

Até aqui tudo parece um pouco confuso. Pelo menos foi o que pensei até esse ponto do campeonato. Além de escolher um agregador, eu teria que aprender a agregar. Pareceu-me demasiadamente complexo. Mesmo assim resolvi tentar.

Dentre os agregadores disponíveis optei pelo Google Reader. Primeiro por que qualquer um com uma conta Gmail pode acessar os serviços de RSS, ou seja, um cadastro a menos em minha vida. Segundo porque ele é em português.

Entrei no site do Google Reader e me espantei com a facilidade de uso. Extremamente intuitivo. Mas para facilitar ainda mais, vou disponibilizar um tutorial rápido de como começar a usá-lo.

Tutorial: Meu primeiro acesso ao Google Reader!

1º Passo: Acesse o Site do Google Reader.


2º Passo: Acesse o Google Reader utilizando sua canta Google

Caso você ainda não possua uma Conta Google clique AQUI. Para conferir alguns dos serviços oferecidos pelo Google clique AQUI.

3º Passo: Pronto! Você já possui os serviços do Google Reader a sua disposição.

1º: ao clicar em Adicionar Inscrição uma pequena janela se abrirá. Basta escrever o endereço do site que você que receber as notícias e pronto. Lembre-se que o site precisa disponibilizar o serviço de RSS.
2º: O Google Reader possui uma galeria de sites que oferece o serviço de RSS. Simplesmente sinta-se a vontade para navegar e se inscrever naqueles de seu interesse.

4º Passo: Gerencie suas inscrições.
Na parte inferior do site tem um link que te leva a uma suíte bastante intuitiva, que permite gerenciar (apagar, mudar o nome etc) dos sites em que você está cadastrado para receber feeds.

5º Passo: Leia seus feeds.

Agora é só desfrutar das informações que você escolheu receber. Para isso, clique no nome do site na coluna da esquerda e as notícias fresquinhas irão aparecer a sua direita.

Depois que comecei a utilizar os recursos do RSS minha produtividade em frente ao computador aumentou significantemente. Não tenho mais que ficar garimpando meus favoritos em busca daquele blog que visitei a muito tempo atrás. Além disso, a grande sacada do RSS é ter acesso à notícia assim que ela for publicado, ou seja, é o fim das muitas visitas diárias aos seus sites prediletos em busca de novas informações. Elas chegam pra você de mão-beijada. Basta se conectar ao seu agregador.

A maioria dos sites oferecem links diretos de inscrição para o usuário se cadastrar em seu serviço de RSS. Essa é uma forma ainda mais eficiente de você selecionar o conteúdo que lhe agrada. Esses links são fáceis de identificar. São normalmente alaranjados e/ou semelhantes com a primeira imagem dessa postagem; podem aparecer também como as inscrições Feed e/ou RSS. Clicando sobre eles você é automaticamente direcionado para um site de cadastramento. Nesse você pode adicionar o serviço RSS do site, em questão, à lista de seu agregador. Para descomplicar farei uso de um exemplo.

Tutorial: Inscrevendo-se em um RSS através de um link direto.


1º Passo: Identifique o ícone de cadastramento em RSS

Como exemplo estou usando o cadastramento de RSS do Between, my well!
Após localizar o ícone clique sobre ele. Abrirá uma nova janela.


IMPORTANTE: Existem diversos serviços de cadastramento direto. O Between, my well! faz uso do FeedBurn, um dos mais conhecidos e utilizados no mundo. Portanto, os passos a seguir dizem respeito ao mecanismo de cadastramento desse serviço.

2º Passo: Selecione o agregador que você utiliza.

1º: No topo está localizado o site a que pertence o RSS.
2º: Clique sobre o agregador que você utiliza ou escolha um de uma lista. No meu caso, como uso o Google Reader eu clico sobre o ícone do Google.
3º: Outro serviço interessante é o cadastramento por email. Você recebe o conteúdo do site direto na sua caixa de emails.
4º: Previa sobre como é esteticamente os feeds do site em que você pode se cadastrar.


3ºPasso: Inscrevendo-se pelo Google Reader.

Ao clicar no ícone do Google no 2º Passo abre-se essa janela. Clicando sobre "Add to Google Reader" o serviço de RSS é adicionado na sua lista de inscrições. Pronto!

4º Passo: Recebendo feeds por email.

Clicando-se sobre o link "delivered by email" do 2º Passo você aciona a janela acima. Basta digitar seu email e copiar a combinação de letra e números no espaço em branco mais inferior. Você receberá as últimas notícias diretamente em seu email.

Simples e prático. Acredito que com essas dicas fica mais fácil iniciar o uso dos recursos extraordinários oferecidos pela tecnologia RSS. Se pintar alguma dúvida é só entrar em contato. Na medida do possível posso tentar ajudar. =)

Para os usuários do Firefox existe um tutorial bastante interessante que permite otimizar ainda mais a relação entre os sites e as inscrições em novos serviços de feed. Para saber mais clique AQUI e divirta-se!

----------------------------------------------

Antes de finalizar o post gostaria de apoiar uma campanha bastante interessante: Disponibilize seu Feed COMPLETO!

O Between, my well! apóia essa causa!

Essa campanha defende o direito do leitor de ter acesso ao feed na integra. Mas o que isso quer dizer? É simples. Ao disponibilizar o serviço de RSS em um site o administrador pode optar entre duas maneiras: completo e incompleto. Na primeira os feeds são enviados na integra, em outras palavras, o leitor tem acesso as informações sem precisar visitar o site que os publicou. Já na segunda os feeds são enviados em forma de tópicos, ou seja, o leitor tem acesso à somente parte da notícia. Uma das justificativas para tal opção é a questão da estética. Por outro lado, a quem defenda que essa seja uma pratica que força a visita do leitor ao site. A visita do usuário reflete diretamente nas estatísticas do blog, sem contar que garante os ganhos financeiros em publicidade.

O Between, my well! disponibiliza todos os seus conteúdos integralmente e acredita que cabe ao leitor querer visitar o blog ou não. Prezo pela qualidade, praticidade e liberdade. Sou contra os usuários que fazem uso dos blogs para unicamente ganhar dinheiro.

Nenhum comentário: