quarta-feira, 30 de julho de 2008

Adentrando na Blogtopia!!!

Apesar de tardiamente, posso afirmar que agora sou o mais novo integrante do fenômeno social conhecido como Blogosfera. Acredito que os computadores, mais precisamente os computadores pessoais, juntamente com a internet representem uma das maiores invenções do ser humano, não digo isso por acaso, mas porque permitiram revolucionar não somente a forma do homem encarar o mundo como também revolucionaram, ainda mais, a otimização do tempo, do espaço e dos custos.

Hoje, em um computador encontramos funcionalidades que no passado somente seriam possível se dispuséssemos de uma gama imensa de equipamentos. Não é preciso muita criatividade, imagine ter em seu escritório uma máquina de escrever, um aparelho de som, álbuns de fotografias, cadernos de anotações, aparelho de DVD, televisão, fax, telefone, vídeo game, relógio, além de estantes com suas coleções de livros, filmes e discos. Essas são algumas das diversas funções que o computador conseguiu agregar em um único eletrodoméstico (!!!), sendo que muitas vezes essas funções foram aprimoradas.

Paralelo ao surgimento dos computadores entra em atividade em 1969 o ARPANET: projeto do governo dos Estados Unidos que visava interconectar os computadores militares e assim espalhar as informações por diversas localidades. Buscava-se proteger os dados de um possível ataque inimigo. Posteriormente essa tecnologia foi aderida por universidades e estudantes, que a utilizavam para agilizar a troca de informações e resultados de pesquisas. Como se tudo isso não bastasse, Tim Berners-Lee juntamente com o Centro Europeu de Pesquisas Nucleares desenvolveu um sistema projetado para simplificar a navegação e o acesso a essas informações, surge o World Wide Web (WWW). Estava aberto o caminho para a Internet como conhecemos hoje.

A Internet transcende a funcionalidade de interconectar computadores. Ela é revolucionaria, uma vez que descentraliza a forma de se lidar com informações e dados. Mais que isso permite o surgimento de um novo espaço de interação e construção social e cultural. Afirmo que a Internet é um expoente no processo de liberdade de expressão e o mais próximo que conseguimos chegar de uma efetiva democracia.

Tentando acompanhar todo esse turbilhão de novas tecnologias criei o Between, my well!: um blog voltado para satisfazer minha necessidade humana de expressão e, quem sabe, promover o diálogo e a produção de idéias. Resumidamente esse blog representa mais um passo que dou em direção da fascinante e atual Era da Informação.
----------------------------------------------
Vale a pena conferir...

Livros:
Cibercultura (Pierre Lévy)
A Galáxia da Internet (Manuel Catells)
A Vida Digital (Nicholas Negroponte).

Filme:
Piratas do Vale do Silício (1999)

CD:
Banda Larga Cordel (Gilberto Gil - 2008)
----------------------------------------------
PS: a imagem acima pertence a Fábio Tremonte e foi retirada da Revista Educação Especial: Biblioteca do Professor nº 8. Utilizei essa imagem devido à incrível semelhança da personagem comigo, sem contar que ela transmite bem a idéia que quero passar nesse primeiro post.

Nenhum comentário: